• Atendimento (68) 3212-4800
  • E-mail ouvidoria@fecomercioac.com.br
Twitter Facebook Youtube

Campanha da Fecomércio/AC estimula sociedade a autorizarem doação de órgãos

Com objetivo de aumentar a adesão das famílias acreanas à doação de órgãos a Fecomércio em parceria com a Central de Transplantes do Acre, lançará nesta sexta – feira, dia 20, no auditório da instituição, uma campanha de conscientização sobre a importância da doação de órgãos.

De acordo com o presidente da Fecomércio/AC, Leandro Domingos, a iniciativa pode ajudar ainda mais a realização de cirurgias que salvam vidas e diminuem a permanência de pacientes em listas de espera.

“A doação de órgãos é um gesto nobre, humano e uma demonstração de compromisso com a vida. É com este sentimento que juntamos os esforços juntamente com a central de Transplantes para essa campanha de conscientização das famílias acreanas. Esperamos que aumente o numero de doares em nosso Estado e de alguma forma possamos contribuir para que muitas vidas possam renascer”, enfatiza Domingos.

Transplantes no Acre

A Central de Transplantes do Acre, segundo a ABTO (Associação Brasileira de Transplantes de órgãos) está em 2º Lugar no ranking por milhão de habitantes nas notificações de morte encefálica desde 2012. O Acre, no cenário nacional, tem se mostrado grande potencial a ser desenvolvido, dentre as dificuldades de maior relevância é a recusa familiar que é de 70% sendo que no Brasil, esta média é de 44%.

Para a superintendente da Fecomercio/AC, esta é uma ação que faz parte dos trabalhos sociais nos quais a federação busca se envolver. “Em conversa com o nosso presidente, Leandro Domingos, a Federação decidiu abraçar a campanha, que tem tanta importância tendo em vista que as doações no nosso estado ainda são pequenas, se comparadas às necessidades”.

A doação de órgãos é algo que não depende exclusivamente da decisão do doador, é preciso que haja consentimento familiar. A Central de Transplantes, em 10 anos, realizou 252 transplantes: 166 córneas, 76 rins e 10 fígados. E mesmo assim, 60 pessoas estão na lista de espera.

Para Regiane Ferrari, as campanhas educativas são importantes para orientar melhor a população sobre o procedimento dos transplantes. “O objetivo desta parceria, deste alcance social junto à federação do comércio, é justamente o de aumentar o alcance da campanha e, com isso, atingir mais pessoas e consequentemente aumentar o número de transplantes e melhorar a qualidade de vida das pessoas que estão na lista de espera hoje”, explica.