04/08/2016 às 19:04 - Atualizado em 02/02/2018 às 16:40

Agosto Dourado: Sesc realiza evento de incentivo a amamentação

O Serviço Social do Comércio – Sesc no Acre lançou nesta quinta, 4, no Sesc Centro, a campanha Agosto Dourado, evento que simboliza a luta pelo incentivo ao aleitamento materno, com palestras e serviços à população.

Durante a programação, também tiveram serviços no Sesc Bosque e nas empresas da cidade que receberam atendimentos como: exame preventivo de câncer de colo uterino, teste rápido de HIV, sífilis e hepatites B e C.

O leite materno satisfaz a criança e é responsável por atender todas as necessidades de nutrientes e sais minerais que o corpo necessita até os 6 meses de idade. Além disso, o colabora para a formação do sistema imunológico da criança, prevenindo-a de alergias, obesidade e intolerância ao glúten.

Para as mães os benefícios também são muitos, como por exemplo, o retorno rápido para o seu peso normal, protege-a contra doenças cardiovasculares, ajuda ainda a evitar o câncer de ovário, diminuindo o risco de diabetes tipo 2. Sem falar no tempo, dinheiro e energia poupada.

Tháis Roma, coordenadora de assistência e saúde, destaca que o leite possui em sua composição vitaminas desconhecidas, o que o torna alimento ideal para que o recém nascido cresça forte e saudável. Ela afirma que o evento é para a conscientização de gestantes, mães e jovens que almejam a maternidade.

“O leite em pó não consegue suprir a criança, há células de defesa do organismo que passam de mãe para filho. É de grande importância que bebês sejam amamentados com leite materno. Queremos conscientizar todas as mulheres sobre a riqueza que o leite possui para nutrir”, disse Tháis.

Agosto Dourado

Agosto é o mês que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. Há vinte anos entre os dias 1º e 7 de Agosto acontecem ações no mundo todo em prol da amamentação, como atividades que buscam informar e promover a amamentação exclusiva até o sexto mês de vida.