Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre

Alunos do curso de curso Técnico do Senac prestam serviços de Informática no Campus da UFAC

Em parceria com o Núcleo de Tecnologia da Universidade Federal do Acre (NTI), alunos do curso Técnico de Redes de Computadores realizaram projeto integrador e estágio supervisionado na prestação de serviços de redes e manutenção de computadores nas dependências da Universidade Federal do Acre (UFAC). As atividades realizadas foram desde a restauração dos laboratórios de informática a montagem de infraestrutura de rede.

Para atender demanda da Coordenação do Centro de Saúde e Desporto, na qual possui dois laboratórios de informática para utilização dos acadêmicos dos cursos de Medicina e Enfermagem, a turma composta por 11 alunos realizou visita no ambiente, onde foram informados que os laboratórios estavam sendo inutilizáveis. Os alunos entenderam a complexidade do desafio e dedicaram-se durante estágio supervisionado, com duração de quatro dias, deixando as 40 máquinas dos laboratórios em perfeito estado de uso, além de organização do ambiente de forma padronizada.

Dando continuidade às atividades, como parte do Projeto Integrador que teve como objetivo oportunizar a prática e dar dimensão das dificuldades e oportunidades da área. A turma montou infraestrutura de rede no bloco de administração do curso de licenciatura em Educação Física. Os alunos montaram em três dias infraestrutura de rede, com fixação de rack, organização de cabos e toda a crimpagem do cabeamento estruturado, deixando funcional todos os pontos no prédio. A estrutura de total importância para o ambiente administrativo, foi construída com mais de 50 pontos de internet para atender toda a demanda do bloco, distribuídos em cada sala de trabalho.

Antes de iniciar as atividades, os alunos passaram por um treinamento direcionado e fizeram o reconhecimento dos ambientes onde seriam aplicadas as tarefas. Na fase de execução os grupos se mantiveram seguros e motivados de acordo com o orientador educacional Eli Rodrigues. “Para os alunos esse foi um desafio audacioso, a prática e a pressão comum enfrentada na área de TI, proporcionou amadurecimento a todos eles. Não tenho dúvida dos grandes profissionais que o mercado irá receber. E a gratificação deles recebendo elogios por parte dos funcionários da UFAC pelo excelente trabalho foi algo muito gratificante para eles como aluno e para mim como educador”, destaca Eli.

Competências Desenvolvidas

O curso Técnico em Rede de Computadores desenvolve um trabalho com ênfase redes de computadores. Este profissional aprende a montar, configurar e fazer manutenção de microcomputadores, bem como a instalação e configuração de sistemas operacionais e dispositivos de redes, seja cabeamento estruturado ou tecnologia wireless. Aprende também a administrar redes e realizar controles de tráfego, e implementar tecnologias de segurança para garantir o bom funcionamentos dos sistemas de comunicação de dados.

O técnico em redes de computadores deve ser flexível e dominar os diferentes aspectos tecnológicos e organizacionais relacionados com as redes de computadores, além de compreender as necessidades e os processos organizacionais, visando à implementação de sistemas de comunicação de dados que efetivamente atendam os requisitos de negócio das empresas.