15/02/2018 às 11:52

Alunos do Senac levam carnaval para o Hosmac

 Aproximadamente 40 estudantes do curso técnico em enfermagem e 30 pacientes do Hospital de Saúde Mental, participaram da atividade.
Senac/AC Aproximadamente 40 estudantes do curso técnico em enfermagem e 30 pacientes do Hospital de Saúde Mental, participaram da atividade.

Atividade extensiva do curso Técnico em Enfermagem proporcionou um dia de carnaval com direito a dança, música e lanche para pacientes do Hospital de Saúde Mental do Acre na sexta-feira (9). Aproximadamente 40 estudantes do curso técnico em enfermagem e 30 pacientes do Hospital de Saúde Mental, participaram da atividade.

A proposta de uma ação extensiva que surgiu durante uma aula da orientadora educacional, Erica Mota, do curso Técnico em Enfermagem, se tornou um dia com muitos sorrisos, alegria e satisfação para todos os envolvidos.

“A ideia surgiu em uma das aulas, em que eu trabalhava com os alunos a humanização. Falávamos sobre a importância em ter o olhar cuidadoso para o outro eu comentei sobre situações que eu já vivenciei no Hosmac, sobre a satisfação em perceber quanto bem é possível fazer pelo outro. Então um dos alunos sugeriu uma ação carnavalesca e toda a turma toda topou. A partir de então os alunos se mobilizaram, conseguiram parceiros e a ação se tornou um carnaval de verdade. A banda que tocou é do Projeto Amigos Solidários, o cachorro-quente foi feito pelo pessoal da gastronomia do Senac, produzimos alguns acessórios de carnaval, os esmaltes e as maquiagem nós usamos o que tínhamos e reunimos algumas de outras orientadoras também, no fim, ficou tudo lindo”, comentou a orientadora.

O estudante do curso de Técnico em Enfermagem, Sanilton Silva, falou que este tipo de ação proporciona a reflexão sobre a futura profissão. “Eu preciso sair da minha zona de conforto e me preocupar com o meu próximo. No Hospital, ao ver a alegria dos pacientes, que muitas vezes não tem familiares ou outra pessoa próxima, a gente percebe como todo mundo é igual e que precisamos é de atenção”.

Ações extensivas como o carnaval no Hospital têm como objetivo a sensibilização dos estudantes perante o dia a dia da profissão. “Olhar para o outro como uma pessoa de verdade e ouvir essa pessoa, escutar com atenção para então trabalhar a parte técnica é o que faz a diferença”, Erica.

“Eu quero ser um profissional que faça a diferença, não quero ser somente mais um. Quero fazer a diferença no cuidado com o paciente, no atendimento ao indivíduo que está doente. A saúde está doente, mas os pacientes precisam de um atendimento humanizado, da forma que eu gostaria que o meu filho fosse atendido”, comenta o estudante Sanilton.

Para o estudante Fredson Silva, a atividade trouxe memórias e percepção da sua responsabilidade. “Essa ação foi emocionante especialmente para mim porque eu lembrei do meu tio. Passou um filme na minha mente porque ele tinha esquizofrenia e passou por muito sofrimento. E nessa experiência eu percebi como podemos atender com cuidado, com carinho. Nós todos dependemos de alguém e as ações como esta nos possibilitam aprender de verdade o que é importante levar para a vida toda. E isso vai além da prática, das aulas, é um aprendizado para a minha vida”, enfatizou o aluno.

 

Nos cursos do Senac os estudantes têm a possibilidade de vivenciar situações da profissão e experiências que vão além da técnica. Para saber mais sobres s cursos e atividades do Senac acesse: www.ac.senac.br e acompanhe Facebook: https://www.facebook.com/SenacAcre/