18/05/2016 às 17:39 - Atualizado em 02/02/2018 às 16:39

Banco de Alimentos comemora quatro anos de parceria Sesc e Prefeitura

O Banco de Alimentos comemorou quatro anos de fundação na terça-feira, 17. Iniciado numa parceria entre o Serviço Social do Comércio no Acre (Sesc/AC) e a Prefeitura Municipal de Rio Branco, o a ação faz parte de uma política do Programa de Segurança Alimentar e Nutricional à população mais carente.

O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, esteve presente e agradeceu aos parceiros, como o programa Mesa Brasil, do SESC; à Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e à CEASA. Estiveram no evento a diretora regional do Sesc no Acre, Debora Dantas; a diretora de Programa Sociais do Sesc, Rosana Rodrigues;  e técnicos da instituição.

Banco de Alimentos e Mesa Brasil: uma parceria de sucesso

O Banco de Alimentos de Rio Branco, em parceria com o projeto Mesa Brasil do Sesc  e Prefeitura de Rio Branco, foi criado em 2012 com o objetivo de garantir alimentação de pessoas em condições de vulnerabilidade social. Atualmente, ele atende a 56 entidades filantrópicas da capital. São mais de 10 mil assistidos, entre crianças, idosos, internos de casas terapêuticas, casas de passagem e famílias pobres.

No Banco de Alimentos, os itens doados passam por várias etapas: seleção, limpeza e identificação. Às segundas e terças-feiras, os alimentos são repassados às 56 instituições da sociedade civil sem fins lucrativos que produzem e distribuem refeições gratuitamente para pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar e social.

A assistente Social do Sesc, Monikeli Azevedo, destaca as ações para o sucesso do projeto. “O trabalho no Banco de Alimentos, desde a separação, limpeza, acondicionamento e entrega, além da parte administrativa do órgão, é realizado por funcionários do Sesc/AC, parceiro do programa por meio do Mesa Brasil’. Monikeli destaca ainda que a parceria é um sucesso para as duas instituições. “Na medida em que a sociedade é beneficiada, todos ganham”, disse.

Doações e entidades atendidas

O Banco recebe os produtos de três modos: através de doações de supermercados, do Programa de Combate ao Desperdício de Alimentos da Central de Abastecimento de Rio Branco (CEASA) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).