17/02/2020 às 18:07

Carnaval 2020: acreano deve aproveitar para viajar no feriadão

As agências estimaram que 75% dos passageiros com saída de Rio Branco para outras cidades no período carnavalesco teriam os hotéis como principal opção de hospedagem
Domínio público As agências estimaram que 75% dos passageiros com saída de Rio Branco para outras cidades no período carnavalesco teriam os hotéis como principal opção de hospedagem

O acreano vai aproveitar o Carnaval 2020 para viajar. A estimativa é do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC, por meio de estudo realizado pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Acre (Ifepac) na primeira quinzena de fevereiro. Dentre as quatro agências de viagens e os seis hotéis nos quais o levantamento foi feito, 50% afirmaram trabalhar com a hipótese de aumento de até 10% de transações em relação ao mesmo período do ano passado; a outra metade admitiu a possibilidade de redução, com destaque a 10% e 30%, que apostaram em uma diminuição de 25%.

A intenção do cidadão acreano, ainda segundo a pesquisa, seria a de direcionar a disponibilidade financeira para o divertimento em viagens de férias, sendo que o destino principal seriam os estados do nordeste brasileiro, notadamente Fortaleza (CE), Salvador (BA) e Maceió (AL). A cidade do Rio de Janeiro também teria destaque nas procuras, segundo as agências de viagens entrevistadas.

As agências, além disso, estimaram que 75% dos passageiros com saída de Rio Branco para outras cidades no período carnavalesco teriam os hotéis como principal opção de hospedagem; os outros 25% disseram acreditar que a preferência são as pousadas, casas ou apartamentos. Quanto à procedência das pessoas que devem visitar o Acre, na sua maioria, seriam de outras regiões do País e aproximadamente 25% do interior do Estado.

Quanto à disponibilidade de vagas em hotéis da capital acreana, o estudo estimou haver suficiência, visto que a amostra em seis hotéis contatados apontaria uma média de 40 apartamentos passíveis de reservas/unidade. A análise demonstrou ainda que para 83% dos hotéis, deve haver redução em até 20% na ocupação quando comparado com o mesmo período do ano passado.

O estudo finalizou reiterando que, das pessoas que procuram o estado do Acre para destino de viagem no período de carnaval, a maioria teria interesse em conhecer localidades rurais, tipo algumas colocações de exploração de seringueiros.  Os outros buscariam visitar a parentes e amigos.