28/05/2019 às 17:36

Dia do Desafio é realizado nesta quarta-feira em nove cidades do Acre

Criado no Canadá, e difundido no mundo todo, o Dia do Desafio chega a sua 25ª edição
Criado no Canadá, e difundido no mundo todo, o Dia do Desafio chega a sua 25ª edição

Ocorre em vários países nesta quarta-feira, 29, o Dia do Desafio. Em Rio Branco e mais oito municípios acreanos, a ação é realizada pelo Sesc, com o apoio das Prefeituras por meio das Secretarias de Esportes. O evento tem a finalidade de incentivar a prática de esportes e promover uma competição saudável entre cidades em todo o mundo, e acontece sempre na última quarta-feira do mês de maio.

Mais de 3 mil municípios do Brasil e de outros países como Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, México, Peru, Uruguai e Venezuela participam da campanha deste ano. A cidade vencedora do Dia do Desafio será a que registrar o maior número de pessoas praticando atividades físicas com 10 minutos ou mais de duração, com relação ao número oficial de habitantes da cidade.

“Todo tipo de atividade física contabiliza. Caminhada na rua, corrida, andar de bicicleta, educação física na escola, laboral nas empresas, uma loja que pare para fazer alongamento com os funcionários”, informa Gladson Roque, um dos  responsáveis pelo Dia do Desafio no Acre.

Durante o dia, uma programação especial vai acontecer das 5h às 22h, no Sesc Bosque. Serão realizadas aulas de alongamento recreativo e ginástica ritmos,  ginástica artística, funcional, pilates, caminhada e corrida. Segundo Gladson, a programação terminará com chave de ouro com eventos esportivos em toda cidade.

Os confrontos dessa competição saudável, assim como nos demais anos, são definidos conforme o porte das cidades, por volume de habitantes, e vence quem registrar maior número de participação. Conforme alteração na lei do DDD em 2018, desde então, os sorteios de confrontos ocorrem a cada três anos. Portanto, durante esse período, elas permanecem competindo entre si.

As atividades físicas para o Dia do Desafio podem ser feitas por qualquer pessoa e são consideradas a partir de 10 minutos de duração, podendo fazer o registro pela #DiaDoDesafioAcre, para o qual podem ser enviadas fotos das atividades realizadas.

Criado no Canadá, e difundido no mundo todo, o Dia do Desafio chega a sua 25ª edição. No ano passado, foi sancionada a Lei nº 13.465/2018 que institui o Dia Nacional do Desafio, para estimular a adoção de hábitos saudáveis e uma vida mais ativa.