04/01/2018 às 19:05 - Atualizado em 04/01/2018 às 19:08

Encena no Arena do Sesc apresenta espetáculo teatral ikuãni

Cedida pela Cia de Teatro A figura da mulher da floresta

O Serviço Social do Comércio – Sesc no Acre apresenta no projeto Encena no Arena o espetáculo “ikuãni”, com a Cia Garatuja de Artes Cênicas nos dias 06, 13, 20 e 24 de janeiro, às 20h, no Teatro de Arena do Sesc Centro.

O projeto “Encena na Arena” envolverá linguagens artísticas como teatro, música e literatura, como forma de difundir essas linguagens como forma de sensibilizar a comunidade nos seus segmentos culturais, A proposta será levar todos os sábados apresentações teatrais e contações de histórias no teatro de Arena do Sesc, além de outras atividades envolvendo diversas linguagens artísticas, amenizando a carência e a inacessibilidade da população aos bens culturais.

O Espetáculo

A figura da mulher da floresta, mulher amazônida, detentora de uma ancestralidade feminina do tempo antes do tempo, quando mundo era livre dos homens maus. Ikuãni vive em um mundo de liberdade, onde o ser, era o ser, o ser que sente a vibração do Nixi paem do Kene da jiboia se mostrando um só mundo.

O trabalho cênico e teórico “Ikuãni” trata da decodificação da movimentação cotidiana da mulher Huni kuin*. A linguagem do corpo em movimento durante seus afazeres e sua organização estética, coreográfica, ritualística a musical ocupam um lugar fundamental no desempenho do ritual das tradições indígenas, são objeto de pesquisa profunda neste trabalho.

Ikuãni está em sua terceira temporada, seu processo de criação dramatúrgica e cênica deu-se em 2014 na aldeia Lago Lindo no Jordão. Em Rio Branco, estreou em 2015. Em 2016, foi apresentado o seu conteúdo da pesquisa no IX Seminário de Dança da Faculdade Angel Vianna do Rio de Janeiro. Em 2016 e 2017 circulou em diversos municípios do Acre, através do Edital Circulação Jamaxi Cultural. Obteve um grande destaque na cidade do Rio de Janeiro, onde se apresentou no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro durante o X Seminário de Dança Angel Vianna, com o tema “Corpo Filósofo”, nos dias 18 a 21 de novembro de 2017, durante essa imersão poética, mostrou cenicamente o ritual da comunhão do Nixipaem (chá da Ayawaska tomado exclusivamente pelos indígenas do Estado do Acre) essa cena mostra o cuidado e a entrega aos momentos espirituais.

Toda movimentação cênica é baseada nas mirações como são chamadas as visões; o chá faz parte das sessões de cura do povo Huni kuin de onde vem toda fonte de pesquisa da intérprete, trazendo desta forma, as tradições do povo originário da forma mais crua possível em cena.


SERVIÇO:

Trabalho Cênico – Ikuãni

Dias: 06, 13, 20 e 27 de janeiro

Horário:  20h

Classificação Etária: 14 Anos

Ingressos – R$ 10,00 Comerciário/Estudante e R$ 20,00 Usuário