01/11/2018 às 12:09

Escola Sesc realiza palestra com pesquisador e meteorologista sobre a Temperatura

O pesquisador foi bastante questionado pelos estudantes
Sesc/AC O pesquisador foi bastante questionado pelos estudantes

O pesquisador e meteorologista Davi Friale, também conhecido como o “Homem do Tempo”, esteve, na última semana, na Escola Sesc de Ensino Infantil e Fundamental na Unidade Centro. A proposta era realizar palestras sobre a “Temperatura” aos estudantes do 3º ano da instituição.

Friale elucidou que a temperatura é, basicamente, a quantidade de calor na atmosfera, portanto, registra a variação desse calor, que depende da localização e da circulação atmosférica. A energia primária do Sol aquece a superfície da Terra (hidrosfera e litosfera) e esta irradia calor para o ar; portanto, a temperatura do ar é um calor indireto, uma vez que é irradiado da superfície para a atmosfera.

A palestra veio a proporcionar aos pequenos cientistas momentos de conhecimento sobre as consequências da baixa temperatura e como a temperatura atmosférica pode ser medida. Davi Friale esclareceu também sobre a hipotermia, as escalas Fahrenheit, Celsius e Kelvin.

O pesquisador foi bastante questionado pelos estudantes e se sentiu surpreso com tamanha desenvoltura dos mesmos e acredita que nesta turma irão sair grandes meteorologistas para a Capital.

“É a primeira vez que ministro uma palestra para crianças e me senti muito honrado com o convite da Sra. Melissa Abrantes (coordenadora pedagógica) e do Sr. Rivelino Guedes (professor) tratar de um assunto que é muito importante para todos nós”, disse Friale.