12/11/2015 às 12:11 - Atualizado em 02/02/2018 às 16:37

Juceac moderniza processos com a implantação da REDESIM

Com o objetivo de modernizar os processos internos, a diretoria da Junta Comercial do Acre (Juceac), em parceria com o governador do Acre, Tião Viana, tem desenvolvido facilidades para que os empreendedores obtenham simplificação no registro e legalização de empresas e negócios. Apenas na primeira fase do projeto, equipamentos de tecnologia de informação foram modernizados, e acervos processuais já passaram pela digitalização.

Segundo o presidente da Juceac, Leandro Domingos, atualmente, o trabalho está na fase de instalação do REDESIM, um programa responsável por colocar todos os empreendedores e contabilistas em ligação online com o Juceac e demais órgãos licenciadores.

“O programa [REDESIM] objetiva racionalizar o processo de abertura de empreendimentos, envolvendo todos os órgãos responsáveis pelos procedimentos nas esferas federal, estadual e municipal, disponibilizando aos usuários um conjunto de informações, orientações e procedimentos que permitam simplificar o processo de registros e baixas de empresários e pessoas jurídicas. Isto assegura a entrada única de dados cadastrais e documentos”, explica o presidente.

Com a implantação da REDESIM, nenhum empresário precisa sair de seu escritório para registrar seu negócio. “Além disso, para a concepção do programa, técnicos da Junta Comercial de Minas Gerais [Jucemg] instalando o programa que integrará todos os órgãos parceiros, como Receita Federal, estadual e municipal, prefeituras e órgãos diversos de licenciamento”, enfatiza Domingos.

Integração

Na primeira fase de implantação, serão integradas a Juceac e as prefeituras de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Presidente. “Até o final deste mês de novembro, os serviços serão disponibilizados aos usuários”, acredita o presidente, comentando que a intenção é reduzir de forma significativa o prazo de registro de uma empresa.