30/11/2018 às 14:47

“Mulheres no palco da história" é tema de roda de conversa no Sesc

Sesc/AC . A entrada é franca, e a intenção é que as palestrantes abordem algumas linhas da história para tecer o tapete vermelho de empoderamento

O Serviço Social do Comércio no Acre (Sesc/AC) apresenta a roda de conversa “Mulheres no palco da história: narrativas de empoderamento”. O evento é realizado nesta sexta, 30, às 19 horas, no Sesc Centro, com a professora Aquésia Maciel e a socióloga Jaycelene Brasil. A entrada é franca, e a intenção é que as palestrantes abordem algumas linhas da história para tecer o tapete vermelho de empoderamento.

Aquésia Maciel e Jaycelene Brasil discorrerão sobre escritoras e artistas que, muitas vezes, tiveram que se “esconder” sob pseudônimos para que suas letras fossem valorizadas ante uma sociedade misógina e falocêntrica, mulheres que “tiveram que passar muita fumaça e calor no ferro de engomar” para que hoje tenhamos liberdade de escrever e assinar nosso nome e sobrenome, como demarca a intelectual Lélia Gonzales.

A luta por espaço, dignidade e respeito à intelectualidade feminina ainda está distante do ideal considerando que os grandes nomes dignos de valorização por seus escritos, nas academias, são majoritariamente de homens.

Para intercambiar reflexões sobre essas e outras questões que contribuem para a nossa (re) existência fica o convite para o tricô de palavras.

As palestrantes

Aquésia Maciel Góes, acreana, graduada em Letras Espanhol pela UFAC, e mestre em Literatura Compara pela UNILA, com pesquisa voltada para a violência de gênero e raça numa perspectiva amazônica.

Jaycelene Brasil, acreana, militante de Direitos Humanos, socióloga, afrobetizadora, feminista interseccional e pesquisadora das questões de gênero e da Promoção da Igualdade Racial.