26/07/2016 às 11:19 - Atualizado em 02/02/2018 às 16:40

“O Mundo Global Visto Do Lado de Cá” é tema do projeto Cinema das Ideias

O documentário “O Encontro com Milton Santos, o mundo global visto mundo lado de cá” é o tema do projeto Cinema das Idéias, realizado em parceria Serviço Social do Comercio (Sesc) e Universidade Federal do Acre (Ufac), que acontece dia 30 de julho, na Filmoteca Acreana, às 19 horas. Haverá, na ocasião, uma bate papo com os professores doutores Sávio Maia e Maria de Jesus. A entrada é gratuita.

O projeto Cinema das Idéias conta com apoio da Adufac e Cineclube Opiniões, e tem por objetivo aproximar o público geral da grande produção documental feita no Brasil e no mundo, seja de caráter político, filosófico, artístico ou histórico. Isso permitirá que as pessoas tenham uma conscientização maior do mundo ao seu redor.

Despertando o senso crítico das pessoas, que possam assistir aos documentários e saiam com a cabeça diferente, com outra visão da realidade em que vivemos, e não encantados com mais uma história ficcional.

O Filme                                                                                              

“O Mundo Global Visto Do Lado de Cá” é documentário do cineasta brasileiro Sílvio Tendler, e discute os problemas da globalização sob a perspectiva das periferias (seja o terceiro mundo, seja comunidades carentes). O filme é conduzido por uma entrevista com o geógrafo e intelectual baiano Milton Santos, gravada quatro meses antes de sua morte.

O cineasta conheceu Milton Santos em 1995, e desde então tinha planos para filmar o geógrafo. Os anos foram passando e, somente em 2001, Tendler realizou o que seria a última entrevista de Milton (que viria a morrer cinco meses depois). Baseado nesse ponto de partida, o documentário procura explicar, ou até mesmo elucidar, essa tal Globalização de que tanto ouvimos falar.

Serviço

Documentário: “O Mundo Global Visto Do Lado de Cá”

Data: 30 de julho

Local: Filmoteca Acreana

Horário: 19h

Classificação etária: Livre