04/10/2018 às 16:47

Outubro rosa: Sesc promove ações de prevenção ao câncer de mama

Muitas vezes sem sintomas em sua fase inicial, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente entre as mulheres no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Alex Paiva Muitas vezes sem sintomas em sua fase inicial, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente entre as mulheres no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Para conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção do câncer de mama, o Serviço Social do Comércio Sesc no Acre promove, durante o mês de outubro, atividades em alusão à campanha Outubro Rosa. A programação alerta sobre a eficácia do diagnóstico precoce e do cuidado com a saúde da mulher. Com início no dia 1º de outubro, as atividades ocorrem em Unidades do Sesc, centros comerciais, instituições e espaços públicos, abrangendo palestras, exposições, atividades esportivas e debates voltados à prevenção do câncer de mama.

Muitas vezes sem sintomas em sua fase inicial, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente entre as mulheres no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). No entanto, as chances de cura chegam a mais de 90%, quando descoberto precocemente.

Durante as ações, o público é sensibilizado sobre o método do autoexame, a necessidade de consulta médica periódica, além de participar de atividades lúdicas e receber brindes e laços cor-de-rosa, símbolo da campanha.

Permeando orientações e palestras preventivas, alcance de mama e alcance de colo do útero, por todo mês de outubro serão atendidas as empresas Hoje Cosmectis, Supermercado Gonçalves, Disdepel, Fiat Comauto, Frigoave entre outras.

Câncer de Mama

Como não tem uma causa única, são diversos os fatores que estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença como idade, fatores endócrinos, comportamentais e genéticos. Embora a incidência nas mulheres ocorra, em sua maioria, a partir dos 50 anos de idade, isso não significa que as mais jovens não estejam propensas à doença, já que só 2% dos diagnósticos são realizados em mulheres com menos de 35 anos.

Ainda de acordo com o INCA, cerca de 30% dos casos da doença podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, entre eles estão a prática de atividade física regularmente, alimentação saudável, amamentação, peso corporal adequado, além de evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Sobre o Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha internacional que acontece desde a década de 90, a fim de estimular a participação da população no controle do câncer de mama, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. O laço cor-de-rosa integra o movimento no mundo inteiro como símbolo da campanha, que visa à integração da população na causa.