07/05/2018 às 16:05 - Atualizado em 07/05/2018 às 16:23

Presidente do Sincopeças/AC participa de Congresso no Rio de Janeiro

Valdemir Nascimento (no centro) explicou as necessidades do ITV
Ascom/CNC Valdemir Nascimento (no centro) explicou as necessidades do ITV

Entre as discussões, a situação do ITV foi o principal ponto da reunião

Discutir, com veemência, a necessidade de inspeção veicular. Foi com o este objetivo que o presidente do Sindicato do Comércio de Peças e Acessórios para Veículos do Estado do Acre (Sincopeças) e 1º-secretário da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio/AC), Valdemir Nascimento participou, junto de outros presidentes de Sincopeças do País, da Reunião da Câmara Brasileira do Comércio de Peças e Acessórios Para Veículos (CBCPAVE). O evento, ocorrido na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no Rio de Janeiro, na quinta-feira, 3.

O Programa de Inspeção Técnica Veicular (ITV) já está previsto no artigo 104 da Lei Federal nº 9.503/1997, ou seja, há mais de 20 anos. Segundo Valdemir Nascimento, esta é uma bandeira que o Sincopeças/AC já defende há muitos anos.

“O Departamento Nacional de Trânsito [Denatram] suspendeu, por tempo indeterminado, a resolução que tornava obrigatória a inspeção técnica veicular até 31 de dezembro de 2019. A regulamentação havia sido publicada em dezembro do ano passado, e os órgãos estaduais já preparavam seus calendários para coloca-los em prática. Era uma ação já estabelecida para a saúde pública e do trânsito do País que foi prorrogada”, explicou Nascimento.

Ainda segundo Nascimento, outros tópicos foram falados ao longo da reunião. “Dentre eles, a própria reforma trabalhista. Porém, nossa luta principal agora é o ITV)”, disse.

Nascimento afirmou, ainda, que a expectativa é que os presidentes dos sindicatos fiquem cada vez mais alertas quanto ao assunto. “Fizemos um encaminhamento em relação ao ITV junto ao setor jurídico da CNC para que possamos acompanhar a situação e resolver, da melhor forma possível, nossos anseios”, finalizou.