25/11/2015 às 13:38 - Atualizado em 02/02/2018 às 16:37

Programa Senac na Comunidade é sucesso pelo terceiro ano consecutivo

Com o objetivo de oferecer educação profissional e qualificação ao público de baixa renda, o Senac/AC, em parceria com o Sesc/AC e apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio/AC), realizou no sábado, 14, o “Programa Senac na Comunidade” que, desta vez, teve como tema “Promovendo oportunidades em favor da paz”. O evento foi realizado na escola Antônia Fernandes de Freitas, localizada no bairro Santa Inês.

A programação começou às 8 horas da manhã e, durante toda a ação, foram proporcionados serviços na área de saúde como aferição de pressão, teste de glicemia, vacinação, teste de IMC, palestras , oficinas e minicursos.

Na área relacionada à beleza, os serviços oferecidos foram de unhas artísticas, corte de cabelo (masculino e feminino), tranças, penteados e automaquiagem, além de manicure e pedicure. Na área de hospitalidade, turismo e lazer, a programação contou com oficinas com abordagens relacionadas ao aproveitamento de alimentos e produção de minipizzas.

Já na área de informática, os participantes aprenderam a elaborar um currículo, e na área de gestão e negócios, uma palestra foi ministrada acerca de oportunidades e orientação profissional.  Todos os cursos, oficinas, os certificados eram emitidos na hora e gratuitamente.

O serviço mais procurado durante o eventofoi a emissão da 1ª via de documentos de identidade (RG) oferecidos pela Organização das Centrais de Atendimento (OCA), que também foi uma grande parceira para a realização do evento. “A escola fez um levantamento antes e foram priorizados os alunos a emitirem pela primeira vez o seu RG. Primeiro, era feito um cadastramento e, então, a emissão. A estimativa era de que fossem expedidos 180 documentos”, afirmou a supervisora da OCA, Cristina Maia.

De acordo com a diretoria regional da instituição,  Hirlete Meireles, o projeto do Senac tem como objetivo  levar à comunidade e estudantes da rede pública de ensino, uma vasta programação a todos os tipos de públicos de várias faixa etárias através destes serviços. “O serviços são oferecidos aos jovens e à comunidade que não tem acesso, como palestras, empreendedorismo, saúde, gastronomia, entre outros, para que tenham acesso ao mercado de trabalho”, enfatiza.

O programa Senac na comunidade visa atender principalmente  estudantes da rede pública de ensino em  parceria  com a Secretaria de Educação e Esporte (SEE), identificando as demandas de cada comunidade e as condições necessárias para colocar em ação o projeto.