29/04/2019 às 14:00 - Atualizado em 29/04/2019 às 14:04

Região Norte é a única do País a revelar aumento na intenção de consumo

O estudo apontou ainda reduções em todos os subíndices do indicador, sendo que a última vez em que isso ocorreu foi em julho do ano passado, quando a economia do País ainda se recuperava dos prejuízos causados pela greve dos caminhoneiros
CNC O estudo apontou ainda reduções em todos os subíndices do indicador, sendo que a última vez em que isso ocorreu foi em julho do ano passado, quando a economia do País ainda se recuperava dos prejuízos causados pela greve dos caminhoneiros

A Região Norte foi a única do País a revelar aumento na intenção de consumo no mês de abril, com +2,5%, enquanto, no restante do Brasil, o recuo médio foi de -1,9%, segundo dados da pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). De acordo com a instituição, essa é a segunda queda mensal consecutiva em 2019, após recuo de 0,4% em março.

Estudo da CNC aponta ainda reduções em todos os subíndices do indicador, sendo que a última vez em que isso ocorreu foi em julho do ano passado, quando a economia do País ainda se recuperava dos prejuízos causados pela greve dos caminhoneiros.

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, acredita que os dados se dão por conta da performance da economia, ainda lenta, e pelos juros e desemprego que estariam frustrando o otimismo das famílias para o consumo. Tadros afirma ainda, que o País passa por uma fase de mudanças e ajustes. “A aprovação da reforma da Previdência, nos próximos meses, pode trazer um alento para a economia brasileira”, diz.

A queda do ICF foi influenciada, principalmente, pelas famílias do Sudeste (-3,2%) e Nordeste (-1,7%), mais populosas e bastante atingidas pelo desemprego. A intenção de consumo das famílias sulistas (102,7 pontos) e nortistas (100,3 pontos) ainda se encontra na zona de satisfação, acima dos 100 pontos. Sudeste e Centro-Oeste estariam no padrão de insatisfação do Nordeste.