13/06/2018 às 13:07 - Atualizado em 19/06/2018 às 16:19

Semana de Enfermagem do Senac foi realizada em Rio Branco e Cruzeiro do Sul

Senac

A Semana Nacional da Enfermagem é um evento realizado em todo o país e ocorre em maio, mês em que se comemoram o dia do Enfermeiro (12) e o dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem (20). As datas foram estipuladas em homenagem ao nascimento de Florence Nightingale e a morte de Anna Neri, respectivamente. Estas duas mulheres tiveram participação relevante na história da enfermagem no mundo e no Brasil.

Com o tema "Saúde Mental, você está dentro ou fora?", os alunos do curso Técnico em Enfermagem de Rio Branco participaram de dois dias de atividades e se prepararam por semanas para a realização do evento. A supervisora Aline Camila Neves Lopes organizou com os orientadores as ações. “Planejamos o evento pensando na oportunidade de aprender em ações fora do ambiente escola”, explicou Aline.

No dia 29 de maio, aconteceram a exibição do documentário “Holocausto Brasileiro”, apresentações culturais (teatro, música e poesia) e as palestras com a psicóloga Emelym Daniela Tonelly, que abordou o tema “Reforma Psiquiátrica e Rede de Atenção Psicossocial”; e com o médico psiquiatra Marcos Araripe, sobre “Transtornos Mentais e Atenção a Crise na Rede de Atenção Psicossocial”.

Uma das ações que teve impacto foi a 'Cronologia da Loucura', conforme explicou o orientador Edvan de Meneses. “Os estudantes pesquisaram e organizaram cronologicamente de que maneira evoluiu o que hoje entendemos como loucura. É uma situação de aprendizagem de pesquisa em grupo e que ao final é possível ter um grande produto de exposição”. A linha do tempo da loucura foi um grande painel desenvolvido pelos alunos e que ficou exposto na unidade Centro de Educação Profissional do Senac para que estudantes de outros cursos também tivessem acesso.

No dia 30 de maio, foi realizada a gincana com alunos de todas as turmas de Técnico em Enfermagem da capital. A ideia foi envolver os estudantes para pesquisar semanas antes do evento e, então, participar do jogo respondendo as questões. “Nossa vontade foi fazer o conhecimento ser apreendido com brincadeiras. E o resultado foi ótimo, as equipes se organizaram em torcidas com grito de guerra, camisetas e participaram em peso”, explicou a supervisora Aline.

Em Cruzeiro do Sul o evento aconteceu entre os dias 16, 17 e 18 de maio e 8 de junho e contou com ações que buscaram colocar o aluno como real protagonista do processo de aprendizagem. No dia 16 de maio os alunos participaram de um workshop com o tema “O cuidar”, apresentando a evolução das maneiras de prestar assistência à saúde. No dia 17, o professor Marcelo Siqueira falou sobre hepatites virais e os estudantes puderam tirar dúvidas sobre a temática.

No dia 18 de maio os alunos participaram de um minicurso de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) ou, em outras palavras, todas as plantas que poderíamos consumir mas não consumimos. A atividade ficou sob a responsabilidade do professor Marcus Athaydes, que é doutor em Ecologia de Florestas Tropicais. Além do curso, os estudantes puderam degustar comidas PANCs.

Como encerramento das atividades, em 8 de junho, aconteceu a palestra sobre o Novo Código de Ética da Enfermagem, em parceria com os Conselhos Regional e o Federal de Enfermagem. A fala foi realizada pelo conselheiro do Conselho Federal de Enfermagem, Jebson Medeiros que estava prevista iniciamente para o dia 18 de maio, mas por questões de deslocamento foi adiada para junho.

Na área da saúde o Senac etá com inscrições abertas para os cursos: Técnico em Saúde Bucal e, para que já está na área de saúde, o curso de Qualidade na Coleta de Sangue, ambos em Rio Branco. Para saber informações sobre os cursos e atividades acompanhe o site: www.ac.senac.br.