07/11/2018 às 12:24

Senac: educação com responsabilidade social

Referência em educação profissional para o comércio no País desde 1946, o Senac é o principal agente transformador no Brasil, promovendo inclusão social ao levar formação profissional a toda a sociedade. Ela é uma instituição social, de caráter privado e sem fins lucrativos, mantida por empresários do comércio de bens, turismo e serviços, por meio da Fecomércio.

No Acre, o Senac iniciou suas atividades em 1977 e, em Cruzeiro do Sul, no ano de 2000, cidade que em dezembro receberá uma nova e moderna unidade. Em todo o Estado, o Senac/AC se faz presente através de suas 04 unidades de ensino - distribuídas em Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Feijó -, através de suas três unidades móveis – carreta-escola de Beleza, de Informática e de Turismo e Hospitalidade. A instituição também integra a Rede Senac de Educação a Distância, levando assim seus cursos a todas as cidades do Estado.

Todos os cursos do Senac estão de acordo com as diretrizes e bases da educação nacional determinada pelo Ministério da Educação - MEC, conforme a Lei 11.741, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica, ou seja, a instituição tem compromisso em ofertar educação acordo com a legislação e as normas vigentes.

Outro grande diferencial do Senac é seu modelo pedagógico focado no desenvolvimento das competências necessárias para atuação profissional. “As aulas estão voltadas para o desenvolvimento das competências previstas nos perfis profissionais dos cursos, onde são planejadas situações de aprendizagens desafiadoras, contextualizadas com os fazeres da profissão, de forma significativa”, explica Lizandra Nascimento supervisora pedagógica do Senac/AC. “Trabalhamos com métodos ativos de aprendizagem, ou seja, toda organização e planejamento docente é voltado para a ação efetiva do aluno”, esclarece a pedagoga.

Com uma programação de cursos sempre atualizada, de acordo com as tendências no comércio de bens, serviços e turismo, o Senac atua nos segmentos de saúde; beleza; gestão; comercio; conservação e zeladoria; segurança; informática; design; moda; gastronomia; hospitalidade; turismo; desenvolvimento educacional e comunicação, com cursos de formação inicial e continuada e cursos técnicos de nível médio, possibilitando que o aluno Senac inicie ou aprimore seus conhecimentos para entrar no mercado de trabalho ou crescer em sua carreira.

Um dos principais pilares da instituição é a responsabilidade social, que através do Programa Senac de Gratuidade – PSG, oferece mais do que cursos gratuitos, proporciona oportunidades de inclusão social que transforma vidas, segundo Abrão Suteli Maia, diretor de educação profissional do Senac/AC, já foram ofertadas 6 mil vagas a pessoas de baixa renda com cursos profissionalizantes em todas suas unidades no ano de 2018.