30/03/2016 às 11:45 - Atualizado em 02/02/2018 às 16:38

Senac em parceria com SEME promovem palestra sobre os desafios da educação inclusiva para crianças especiais

A Educação Inclusiva é a educação para todos, que visa reverter o percurso da exclusão, ao criar condições, estruturas e espaços para uma diversidade de educandos. Foi com este intuito que o Senac em parceira com a Secretaria Municipal de Educação – SEME, realizaram  nos dias 21 e 22 de março, palestra para tratar sobre a educação inclusiva para crianças com deficiência. A ocasião contou com a participação de 100 funcionários recém-contratados no último concurso público. A ação contou com a presença de dois profissionais da área de saúde, a psicóloga Letícia Silva e o fisioterapeuta Deyvid Lima, a capacitação obtinha foco em ética, cuidados e mobilidade motora.

A psicóloga Luciana Oliveira, destaca a importância desta palestra para os servidores. “O intuito de ministrar esta palestra foi capacitar esses profissionais, levando a importância do comportamento ético e empático na formação integral do cuidador pessoal, mostrando o comportamento da realidade cotidiana para um melhor desempenho nos serviços prestados ao alunos com múltiplas deficiências, incluídos na rede municipal de Rio Branco”, declara.

A Educação Inclusiva é a educação para todos, que visa reverter o percurso da exclusão, ao criar condições, estruturas e espaços para uma diversidade de educandos. Nesse processo de transformação, a Educação Especial vem desempenhando um importante papel. Desenvolver um conjunto de conhecimentos, recursos humanos, estratégias e materiais que, postos pedagogicamente a serviço do sistema educacional ao longo de todos os níveis e modalidades de ensino, possam responder de forma eficaz às necessidades educacionais especiais que qualquer aluno possa apresentar nos processos do ensinar e do aprender.