05/11/2015 às 12:09 - Atualizado em 02/02/2018 às 16:37

Senac promove degustação de vinhos

Quem gosta vinhos teve uma ótima oportunidade, na sexta-feira, 30, para aprender um pouco mais acerca do assunto. Uma palestra sobre a degustação do produto foi promovida pelo Senac, no auditório do Centro de Educação Profissional (CEP), e contou com a participação de convidados,  apreciadores e conhecedores de uma das bebidas mais admiradas ao redor do mundo.

A degustação de vinhos é caracterizada pela análise atenta da bebida, ou seja, beber com atenção. Exige técnica, e não deve ser utilizada como meio de exibição ou de demonstração de dotes excepcionais. Consiste, basicamente, em provar um pouco do vinho sem saber a marca e, com muita atenção, apontar os motivos de ter gostado ou não.

Além disso, a degustação de vinhos abre um leque para várias profissões, dentre elas, a enologia. O enólogo trabalha em uma vinícola e é o responsável por tomar as decisões de produção da bebida, além da análise do solo, métodos de irrigação, escolha das mudas e melhor técnica para o plantio.

A palestra foi ministrada pelo chefe de cozinha, bacharel em gastronomia e especialista em vinhos e cachaças pela Universidade Paulista (Unip) Roberto Escudeiro. Na ocasião, foram abordados temas como os principais cultivos, tipos e regiões de abrangência da uva; os tipos, características e humanização de vinhos e técnicas de degustação.

Foto: Divulgação.