23/06/2016 às 19:35 - Atualizado em 02/02/2018 às 16:39

Senac realiza ação educativa para fortalecer Campanha “Doe Órgãos, Doe Vida” em Cruzeiro do Sul

Com objetivo de aumentar a adesão das famílias do Juruá à doação de órgãos e fortalecer a campanha “Doe Órgãos, Doe Vida”, idealizada pelo sistema Fecomércio/AC. O Senac realizou, no dia 16, no Teatro Náuas, em Cruzeiro do Sul, a ação educativa de conscientização e mobilização sobre o tema.

A ação ocorreu em parceria com a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Acre (CNCDO/AC). A coordenadora Rejane Ferarri palestrou para mais de 700 jovens, entre alunos do Senac e do ensino médio das escolas municipais e das Escolas Estaduais Dom Henrique Ruth e Clodoaldo Cabral.

Durante a ação foram apresentados dados estatísticos, destacando o cenário no Acre, o qual possui grande potencial a ser desenvolvido. De acordo com o ranking nacional, o estado possui 76% de recusa familiar, onde os familiares dizem não a doação de órgãos, esta média é de 44%.

“Hoje conversamos com jovens que são formadores de opinião e transformadores de toda comunidade de Cruzeiro do Sul. Pelas dúvidas e perguntas fica claro como o assunto ainda é desconhecido pela sociedade, plantamos uma semente e tenho certeza que muitas vidas serão salvas dessa grande ação de sensibilização realizada pelo Senac”, destaca Rejane.

O Senac está realizando várias ações educativas de sensibilização em suas unidades operativas em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. O objetivo é mostrar que a doação de órgãos é algo que não depende exclusivamente da decisão do doador, é preciso que haja consentimento familiar. A Central de Transplante, em 10 anos, realizou 258 transplantes e mesmo assim, 60 pessoas estão na lista de espera.

Para a Diretora Regional do Senac, Hirlete Meireles Pinto, esse é o momento de cada um conversar com suas famílias e mostrar a importância de doar a oportunidade do próximo viver. “Tenho um caso de doação de órgãos em minha família, e sei como a doação salva um familiar. Nosso objetivo é mostrar para todos que é possível doarmos vida, através de um lindo gesto de amor.”

Durante toda a programação, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer casos de doação de órgãos na região, além de contar com uma grande apresentação cultural.