11/03/2016 às 18:33 - Atualizado em 02/02/2018 às 16:38

Sesc adere a Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos

O Serviço Social do Comercio no Acre (Sesc/AC),  em parceria com a Central Estadual de Transplantes do Acre, participa da campanha estadual visando conscientizar e sensibilizar os comerciários e usuários com informações acerca do processo de doações de órgãos e tecidos. Através da coordenação de saúde, a instituição deu início às ações sociais realizando uma “Blitz da Saúde”, onde foram entregues panfletos da campanha durante o domingo de lazer promovido na unidade Sesc do Bosque. Até o dia 29 de março, o Sesc promover em todas as suas ações, campanhas nas escolas, restaurantes, academia e no comércio local.

Serão realizadas palestras educativas a respeito do tema para os comerciários e usuários e distribuição de panfleto, fixação de cartazes, caminhadas, mobilização com panfletagem nos passeios públicos e praças.

Para a coordenadora de Saúde no Sesc, Thaís Roma, essa campanha só vem de encontro com as ações do Sesc “ Essa campanha, uma parceria da Fecomercio, Sesc e Senac com a Central de Transplantes do Acre, só vem agregar as ações de saúde e conscientização que o Sesc realiza durante todo o ano”, disse.

A Central de Transplantes do Acre, segundo a ABTO (Associação Brasileira de Transplantes de órgãos) está em 2º Lugar no ranking por milhão de habitantes nas notificações de morte encefálica desde 2012. O Acre, no cenário nacional, tem se mostrado grande potencial a ser desenvolvido, dentre as dificuldades de maior relevância é a recusa familiar que é de 70% sendo que no Brasil, esta média é de 30%.

Doação de Órgãos

No Brasil, para ser doador de órgãos e tecidos, basta que sua família seja avisada deste desejo. A doação de órgãos e tecidos só acontece por meio de autorização familiar documentada. Quando a pessoa não avisa, a família pode sentir dúvida sobre esse desejo. A Central de Transplantes, em 10 anos, realizou 245 transplantes: 159 córneas, 72 rins e 10 fígados. E mesmo assim, 60 pessoas estão na lista de espera.