21/05/2019 às 16:37

Sesc Amazônia das Artes apresenta exposição “Percepções”, do artista Gabriel Archanjo

Gabriel Archanjo Espirito Santo Neto nasceu em Teresina- PI, em 1963. É artista Visual e publicitário e realizou a exposição visual Percepções pelo Sesc –Piauí em 2016
Arquivo Pessoal Gabriel Archanjo Espirito Santo Neto nasceu em Teresina- PI, em 1963. É artista Visual e publicitário e realizou a exposição visual Percepções pelo Sesc –Piauí em 2016

O Serviço Social do Comércio no Acre (Sesc/AC) através do projeto Amazônia das Artes 2019 abre na quinta-feira, 23, a exposição “Percepções”, do artista plástico Gabriel Archanjo (PI). A abertura será às 19 horas, na Galeria Sesc de Artes do Sesc Centro. A entrada é gratuita e a exposição fica aberta até o dia 20 de junho.

Projeto iniciado em 2008, o Sesc Amazônia das Artes consiste em promover a circulação da produção cultural da região amazônica, formada pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, além do Piauí, incluído como convidado em virtude de sua proximidade geográfica e identificação sociocultural.

Além disso, tem como objetivo oportunizar o acesso a bens culturais por meio do estímulo, difusão e intercâmbio de produtos artístico-culturais. O projeto é regido pelas Políticas Culturais e Diretrizes da área de Cultura e Gerais do Sesc.

A obra

Para conceber a exposição, o artista elabora um argumento expositivo a partir das imagens pictóricas selecionadas pela curadoria, em conjunto analisaram e refletiram sobre as possíveis investigações da materialidade, abrangência de técnicas, matização das cores suaves, oscilação entre experimentações sutis e poéticas que evocam questões existenciais ao mesmo tempo que realiza experimentos formais.

No conjunto de obras o artista catalisa acontecimentos vivenciados por ele, no qual descreve e compreende um campo de investigação, agora transposto para o campo expositivo. A obra propõe ainda uma reflexão sobre as possibilidades de lidar com a fraqueza e o isolamento, diante das questões sociais do nosso tempo e espaço territorial.

O artista

Gabriel Archanjo Espirito Santo Neto nasceu em Teresina- PI, em 1963. É artista Visual e publicitário e realizou a exposição visual Percepções pelo Sesc –Piauí em 2016. Foi curador da Exposição Etnia e Resistência Contemporânea, em 2017 pela Secretaria de Cultura do Estado Do Piauí. Expôs a Rede Nacional de Ates Visuais – FUNART, Rio de Janeiro em 2008. Participou da exposição coletiva no Arte Piauí Hoje no Rio de Janeiro 2010, Arte da Caixa – Caixa Econômica Federal em 1987.

Foi Coordenador de Artes Visuais em 2013 – 2015 da Fundação Cultural Monsenhor Chaves. Atualmente trabalha como coordenador de Arte e literatura na Fundação Cultural Monsenhor Chaves.

Abertura: 23/05 às 19h no salão de exposição do Sesc Centro

Bate papo com artista: 23/05 às 19h30 no hall da galeria

Período de exposição: 23/05 a 20/06

Horário: 8h às 12h e 14h às 18h

Agendamentos para escolas e grupos: 3302-1053