04/05/2018 às 12:00

Sesc Amazônia das Artes começa em Rio Branco na terça com espetáculos da Região Norte

O Sesc Amazônia das Artes é uma mostra que estimula e difunde a cultura amazônica
Sesc/AC O Sesc Amazônia das Artes é uma mostra que estimula e difunde a cultura amazônica

O Sesc Amazônia das Artes 2018 começa na próxima terça-feira, 8, em Rio Branco. Esta é uma das mais importantes iniciativas de circulação de manifestações artísticas fora dos grandes centros urbanos e a abertura é realizada no Teatro de Arena do Sesc, se estendendo até 18 de maio. As entradas são gratuitas.

O Sesc Amazônia das Artes é uma mostra que estimula e difunde a cultura amazônica, e tem como objetivo promover a circulação da produção cultural dessa região, formada pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, tendo o Piauí como convidado, devido à sua proximidade geográfica e identificação sociocultural.

A programação contém apresentações de música, cinema, teatro, dança, circo, literatura, artes visuais, intervenção urbana e ações formativas, a exemplo de oficinas. Desde a criação, a coordenação do projeto é alternada entre os Departamentos Regionais do Sesc nos estados participantes: Tocantins (2008), Pará (2009), Amapá (2010), Mato Grosso (2011), Acre (2012), Piauí (2013), Maranhão (2014), Roraima (2015), Amazonas (2016), Rondônia (2017) e, neste ano, Tocantins.

“A proposta do Sesc é envolver artistas dos nove estados da Amazônia Legal e o Piauí para um intercâmbio de experiências e troca de informações sobre diferentes manifestações artísticas. Dessa forma, buscamos difundir as linguagens artísticas e promover o acesso à informação e à produção do conhecimento”, destaca Nardia Tayna, uma das coordenadoras do projeto no Acre.

Outros grupos que estão na programação são: Espetáculo de Teatro “Alice (MT) Origem (PA) – música; Cia Cangapé (AP) – Teatro; espetáculo de teatro “Atenas, Mutucas, Boi e Body (MA) e espetáculo de teatro “Oração para um Pé de Chinelo (AC) – dança; Olhai pro Nós (TO) e Mulher do Fim do Mundo (AP) – espetáculo de literatura –“repentes” com Cícero Farias e Chica Brejeira (AC)– Literatura. Além das apresentações, os artistas compartilham experiências e técnicas em oficinas que também integram a programação.

Confira a programação completa no site www.sescacre.com.br.