06/11/2018 às 12:44

Sesc lança livro “Solidão dos Peixes” neste sábado

João Carlos de Souza Ribeiro é Doutor em Ciência da Literatura e Pós-Doutor em Poética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sesc/AC João Carlos de Souza Ribeiro é Doutor em Ciência da Literatura e Pós-Doutor em Poética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

O Serviço Social do Comércio no Acre (Sesc/AC), através do projeto Sesc Lançamentos, lança no sábado, 10, às 18h30, no Sesc do Centro, mais uma obra da literatura acreana: o livro "Solidão dos Peixes", do escritor, João Carlos de Souza Ribeiro. A entrada é franca.

O Sesc Lançamento de Livros existe desde 1996 e visa a parceria com autores acreanos para lançar suas obras literárias. O projeto já atendeu a mais de 200 autores desde sua primeira edição, e as ações do Sesc Lançamento de Livros auxiliam no registro, distribuição e acessibilização da cultura feita em Rio Branco, além de destacar a ação do Sesc como entidade comprometida com formação cidadã através da transversalidade entre educação e cultura. 

O Livro

Um dos maiores medos da humanidade, ao lado do mistério, que envolve a sua origem e o desenlace de cada um, na terra, é, indubitavelmente, o estado indelével de solidão. A solidão, ao manifestar-se em dores, oceânicas, é capaz de devorar universos inteiros e aplacar a própria existência assim como o tempo, que, insaciável e irracional, engole seres e coisas de forma cruel na garganta do infinito.

Os seres humanos, condenados ao silenciamento de suas vozes, atravessam terras, trilhas siderais e pontes etéreas; todos juntos, mas paradoxalmente, solitários. São todos, sob os cílios da poesia, verdadeiros cardumes em dividas , memorias efêmeras e em angustias mortais.

O Autor

João Carlos de Souza Ribeiro é Doutor em Ciência da Literatura e Pós-Doutor em Poética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, além de ser docente dos cursos de graduação e pós-graduação em Letras na Universidade Federal do Acre - UFAC, atuando nas áreas de Teoria da Literatura, Poética, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa e Poética. É poeta, ensaísta e crítico literário.