Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre

Sesc realiza exposição “Exagerados” no Calenarte em novembro

O Serviço Social do Comércio no Acre (Sesc/AC) realiza no mês de novembro a exposição de Caricaturas e Charges “Exagerados”, dos artistas Paulo Tonon e Dim Mendes, no salão de exposição do Sesc Centro. A mostra fica exposta para visita do público no período de até o dia 30 de novembro e a entrada é franca.

O projeto Calenarte do Sesc constitui-se de circuitos de ações em artes visuais de processos criativos de artistas locais e regionais destinados àqueles que têm como oficio a arte. O projeto prevê a realização de exposições de arte, performance, intervenções, instalações e ações formativas, com objetivo de fomentar o fazer artístico, valorizar os artistas e desenvolver o processo de fruição nas artes visuais em suas diferentes técnicas e formas de expressão, despertando a sensibilidade e ampliando o olhar e as experiencias que estas nos possibilita.

A Exposição

Pessoas notáveis. Pessoas emblemáticas. Pessoas que fazem ou fizeram a diferença em suas áreas de atuação. Pessoas que marcaram a história. Pessoas que viveram por seus propósitos. Pessoas que defenderam seus posicionamentos de forma intensa. Pessoas EXAGERADAS!

Dim aborda a política acreana retratada através da caricatura e da charge, os diversos momentos políticos com bom humor e crítica social publicadas no jornal A GAZETA do Acre de 1998 a 2019.

Paulo Tonon apresenta sua visão escancarada sobre pessoas que de alguma forma o influenciaram como artista e como pessoa. As “vítimas” selecionadas são pessoas reconhecidas mundialmente por suas obras, nas mais variadas áreas do conhecimento.

Dim Mendes

Chargista e diagramador desde 1981, acreano de Tarauacá, autodidata. Trabalhou em vários jornais locais. Premiado na categoria Charge 5 vezes no Prêmio José Chalub Leite de Jornalismo, Cores da Cidade e menção honrosa no Salão Internacional de Humor de Piracicaba.

Lançou o livro A Charge Nossa de Cada Dia, criador da Balsa para Manacapuru, uma viagem por água que só tem como tripulantes os políticos derrotados.

Paulo Tonon

Paulista, reside em Rio Branco há 8 anos. Graduado em Artes Visuais, começou a carreira como designer gráfico em 2002.

Trabalhou em empresa de fotografia e algumas agências de publicidade como diretor de arte e criação até 2010. Atualmente, trabalha em seu próprio estúdio, focando seu trabalho em criação de identidade visual para empresas e ilustrações diversas, com foco especial em caricaturas. Faz trabalhos artísticos por encomenda, ao vivo em eventos e esporadicamente ministra oficinas de desenho.

Serviço:

Período: de 8 a 30 de novembro

Local: Galeria de Artes do Sesc Centro

Oficina: 18 a 22 de novembro, local: Sesc Centro, das 9h às 11h com Paulo Tonon e das 15h às 17h com Dim Mendes