12/07/2018 às 14:20

Sesc realiza lançamento do livro “Viagem ao Seringal” nesta sexta

O livro retrata o cotidiano de uma época que vai principalmente dos anos 60 a meado dos anos 70
Divulgação O livro retrata o cotidiano de uma época que vai principalmente dos anos 60 a meado dos anos 70

O Serviço Social do Comércio no Acre (Sesc/AC) realiza o lançamento do livro “Viagem ao Seringal”, do escritor José Barbosa de Moraes. O evento é realizado nesta sexta-feira, 13, às 19 horas, no Sesc – Centro. A entrada é franca.

O projeto Sesc Lançamento de Livros existe desde 1999 e visa a parceria com autores acreanos para lançar suas obras literárias. O projeto já atendeu mais de 100 autores desde sua primeira edição.

Além disso, as ações do Sesc Lançamento de Livros auxiliam no registro, distribuição e acessibilização da cultura feita no Acre e destacam a ação do Sesc como entidade comprometida com formação cidadã através da transversalidade entre educação e cultura.

O Livro

O livro retrata o cotidiano de uma época que vai principalmente dos anos 60 a meado dos anos 70, vivenciada pelo autor durante a infância e parte da adolescência no seringal, apesar de reportar alguns aspectos históricos do início do século XX.

Fala do auge e da decadência da produção de borracha e outros produtos extrativistas da Amazônia, mencionando tanto a figura do seringueiro de origem nordestina, do patrão, do sistema de aviamento no seringal bem como do comércio que por muitos anos foi impulsionado pelos portugueses e pelos sírios e libaneses, que eram chamados pelos nortistas de turcos. “A história que trago neste livro é complementada por um romance à moda dos seringais tradicionais”, afirma o autor.

O Autor

José Barbosa de Moraes nasceu no seringal Bom Destino, atual município de Porto Acre. É o segundo filho do casal Mauro Alves de Moraes e Otávia Barbosa de Moraes e chegou a Rio Branco aos 13 anos de idade. Concluiu o ensino fundamental na Escola Dr. Mário de Oliveira, fez o ginásio no "Colégio dos Padres"(Instituto Nossa Senhora das Dores). Cursou o ensino médio no antigo CESEME.

Fez o curso de Direito na UFAC. Durante sua trajetória de vida, trabalhou como ajudante de carpinteiro, servente de pedreiro e oficce boy. Posteriormente, foi aprovado no concurso do Bando do Brasil, onde trabalhou durante 16 anos e meses. Foi professor no ensino médio regular e supletivo, e ainda nos cursos de direito da UNINORTE  e FAAO. Aprovado no concurso de Delegado de Polícia Civil do Estado do Acre, trabalhou por 23 anos, onde aposentou-se em abril de 2017.

Serviço

Lançamento do Livro “Viagem ao Seringal”

Quando: dia 13 de julho

Onde: Sesc Centro

Horário: 19h

Informações: (68) 3302 1053