17/10/2018 às 17:55

Sistema Fecomércio/AC leva exames preventivos ao público feminino em loja de cosméticos local

Ascom Fecomércio/AC

O Sistema Fecomércio, por meio dos serviços do Sesc/AC, realiza entre a quarta-feira, 17, e quinta-feira, 18, em uma loja de cosméticos da cidade, ao menos 68 atendimentos destinados à saúde da mulher, em alusão ao Outubro Rosa. Desta vez, serão realizados exames de papa Nicolau, além de testes rápidos de HIV, hepatites B e C, e sífilis.

O Outubro Rosa uma campanha internacional para sensibilização da população para o problema do câncer de mama e da saúde da mulher. Ao longo do mês, são organizadas várias ações que pretendem fortalecer a necessidade e a importância da prevenção para um diagnóstico precoce. Também são angariados fundos para pesquisas que estudam a causa, prevenção, diagnóstico, tratamento e cura do câncer de mama.

De acordo com a coordenadora do projeto, Thaís Roma, todo o trabalho feito na própria empresa é idealizado com o maior esforço. “Fizemos uma sala que, embora improvisada, oferece tudo às mulheres que farão os exames preventivos, além de explicar a ela como é que está o funcionamento do corpo quando verificado à primeira vista. Priorizamos ainda pelo descarte do lixo hospitalar: tudo o que for coletado aqui e não for enviado aos laboratórios para exame será descartado da maneira correta pelo próprio Sesc”, reafirma.

A assistente contábil Alessandra Melo, de 28 anos, foi a primeira a fazer o exame preventivo e não poupou elogios à instituição. “O Sesc foi prestativo, nos explicou. Todos foram muito educados. E, como mulheres, temos que cuidar da nossa saúde, principalmente exames desse tipo, que ainda são considerado um pouco de tabu, mesmo a saúde feminina em jogo”, reitera.

Maioria feminina

O proprietário da loja, Edson Oliveira, reitera: trabalhar com o público feminino é o ajuda. “Mulheres, não há como discordar, são mais organizadas. Por que não prestar um dia importante para que elas cuidem da própria saúde?”, insiste, complementando ainda, que ações como essa já estão no calendário anual da empresa.

“Fazemos todos os anos. Dos nossos 269 colaboradores, 60% são mulheres. Procuramos buscar entidades que entrem em acordo conosco e possam nos ajudar neste dia, e sempre procuramos ações que foquem no público-alvo daquela época. Nós vendemos, na maioria, para mulheres: queremos que as que trabalham conosco sejam cada vez mais valorizadas e trabalhem melhor”, finaliza.

Além dos exames e testes rápidos, a programação conta ainda com palestras educativas.