13/06/2018 às 13:00 - Atualizado em 19/06/2018 às 16:18

Sonora Brasil completa 20 anos e apresenta programação especial em Rio Branco

Sesc

O projeto de circulação nacional "Sonora Brasil" traz a Rio Branco cinco apresentações de andas musicais entre os dias 15 e 18 de junho, na Praça da Cidade Nova, Parque do Tucumã, Calçadão Mercado Luiz Galvez na Sobral, Sesc Bosque e Teatro de Arena. Com duas décadas de existência e promovido pelo Sesc, a proposta já realizou 5.726 apresentações de 85 grupos em mais de 150 cidades brasileiras, com um alcance de 600 mil espectadores.

O Sonora busca despertar o interesse para a produção musical que está fora dos grandes eixos, divulgando expressões musicais identificadas com a história da música no Brasil. Este ano vai passar por 97 cidades, com 372 concertos, reforçando sua principal característica que é circular com uma ampla programação em todo o país”, destaca Franklin Pinheiro, coordenador de música do Sesc no Acre.

Maior iniciativa de circulação musical nacional

No biênio 2017/2018, as abordagens temática no norte é ‘Bandas de Música: formações e repertórios’, desenvolvidas por quatro grupos cada. A seleção deles, bem como a definição das temáticas, é feita por curadoria de profissionais do Sesc de todo o país. Este ano, os grupos invertem os roteiros e Estados por onde se apresentaram em 2017, de forma que todos circulem pelas cinco regiões do país.

O tema ‘Bandas de Música: formações e repertórios’ seguirá pelos estados das regiões Norte e Nordeste. Quatro formações distintas de bandas foram selecionadas: três representando os grupos tradicionais de ruas e praças e um representando o segmento da música de concerto, com repertório inspirado na sonoridade das bandas. São eles: Corporação Musical Cemadipe (GO), Banda Manauense (AM), Sociedade Musical União Josefense (SC) e Quinteto de Metais da UFBA (BA), além da Band/AC (Rio Branco).

Programação

Dia 15 de junho às 18h Corporação musical Cemadipe (Aparecida de Goiânia/GO) na Praça Luiz Galvez na Sobral

Dia 16 de junho ás 18h Sociedade musical União Josefense (São José/SC) Praça da Cidade Nova

Dia 17 de junho ás 18h  Banda Manauense (Amazonas) no Parque do Tucumã

Dia 18 de junho ás 17h Band/ac (Rio Branco) no Coreto do Sesc Bosque e às 19h  Quinteto de Metais da UFBA (Salvador/BA) no Teatro de Arena do Sesc