09/11/2015 às 16:48 - Atualizado em 02/02/2018 às 16:37

Sonora Brasil do Sesc apresenta grupo Ilumiara de Minas Gerais

Pela 18ª vez, o Sonora Brasil - Formação de ouvintes musicais, chega a Rio Branco e, nesta quarta -feira, 11, a partir das 20h, o Teatro de Arena do Sesc será palco para a apresentação do “Grupo Ilumiara”, de Minas Gerais. A entrada é franca.

Desta vez, o Sonora Brasil apresenta  no Acre o tema “Sonoros Ofícios – Cantos de trabalho”, que circula pelo norte do país em 2015 com a participação de quatro grupos musicais. O projeto busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, além de  promover apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.

O Grupo

O Ilumiara é formado por cinco músicos da cidade de Belo Horizonte, que também atuam como pesquisadores, sendo o único dos quatro grupos que não está relacionado a uma prática da tradição. Além das músicas apresentadas, o grupo traz em seu espetáculo a contextualização histórico-social dos cantos de trabalho no Brasil.

Sua apresentação levará ao público um repertório de cantos de trabalho recolhidos da tradição, diretamente em suas fontes, ou a partir de registros de pesquisadores pioneiros como Mário de Andrade, Oswaldo de Souza e Ayres da Mata Machado.

O grupo interpreta vissungos, cantigas de ninar, canto de lavadeiras, entre outros, em arranjos elaborados a partir de uma visão estética contemporânea. O Ilumiara é formado por Alexandre Gloor, Carlinhos Ferreira, Leandro César, Letícia Bertelli e Marcela Bertelli.

Serviço:

Sonora Brasil “Grupo Iluminara”

Dia 11 de novembro às 20h

Teatro de Arena do Sesc

Informações: 3302-1066