24/07/2017 às 09:32 - Atualizado em 23/02/2018 às 18:02

História

Arquivo Fecomércio Primeira sede da federação onde hoje se localiza o Palácio do Comércio

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomércio/AC) é uma entidade sindical de grau superior, regida pela direito privado, órgão máximo de representação do comércio acriano de bens, serviços e turismo.

A Fecomércio/AC foi criada para orientar, coordenar, proteger, defender e representar as atividades e categorias econômicas do comércio do estado. Fundada em 25 de maio de 1990, a Fecomércio/AC busca fortalecer o setor do comércio de bens, serviços e turismo e desempenha uma série de funções para os seus representados em todo o estado do Acre. Além disso, a entidade se faz ouvir em todos os níveis dos poderes constituídos, em articulação nacional com as demais federações estaduais que integram a Confederação Nacional do Comércio (CNC).

A entidade começou de forma modesta, na Rua José de Melo, no prédio onde, atualmente, é uma Clinica Médica, passando a ocupar o prédio de sua propriedade na Avenida Ceará, onde foi inaugurado recentemente o Palácio do Comércio. O idealizador da Fecomércio/AC foi Itamar Soares de Azevedo, empresário do ramo de autopeças. Aliado a um grupo de empresários, foi um baluarte na criação dos sindicatos, necessários para a composição da entidade. A motivação de criação da Fecomércio/AC foi o fato de ser o Acre o único estado da Amazônia a não possuir uma entidade de grau superior, de forma que o empresariado acriano não tinha seus interesses defendidos em nenhuma circunstância, tendo como primeiro-presidente Eduardo Jorge George Barbosa.

A evolução da Fecomércio/AC foi acompanhada por várias mudanças. Atualmente, composta por 10 sindicatos filiados, quatro deles com base nos municípios de Brasileia, Senador Guiomard, Plácido de Castro e Feijó. Os demais sindicatos têm seus representados na capital. O papel dos sindicatos é fazer o “corpo-a-corpo” com os empresários, ouvindo o segmento, analisando necessidades, mobilizando e estimulando novas iniciativas.

Nos últimos anos a entidade cresceu bastante. Apesar do estreito relacionamento com os poderes públicos, na busca de soluções para os grandes problemas nacionais, a Fecomércio/AC mantém-se com os recursos das contribuições dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Possui história marcada por lutas, sempre lideradas por presidentes que priorizam o desenvolvimento do comércio acriano e, por extensão, da economia do estado.

Ressalte-se ainda o excelente desempenho das duas instituições administradas pela Fecomércio/AC: o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Social do Comércio (Sesc), que compõem o Sistema Fecomércio. Graças ao Sistema, importantes serviços e assistência à comunidade acriana têm sido prestados, além de um atendimento com primazia voltado para os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo.

sede_fecomercio_1.jpg
Sede da federação até 2012